segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A chama, não pode se apagar...


                                                      Avivamento!
          Tenho ouvido muitos cristãos, e os Lideres cristãos falarem de avivamento; isso moveu meu coração a refletir sobre o assunto, ler e pesquisar o mesmo. Neste estudo quero abordar alguns pontos sobre o tema. Proponho pensarmos e refletirmos sobre o verdadeiro avivamento. Qual de nós, não deseja um avivamento genuíno na vida, família, cidade e nação? Qualquer cristão de verdade, almeja um verdadeiro; e é somente no Senhor Jesus que começa e se mantém um verdadeiro avivamento. 
( Jo10:10).

“AVIVA, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos”(Hc. 3.2)

Conceito da palavra: avivar – é dar vida – manter vivo – tornar algo ou alguém mais vivo, animado, desperto, ativo.

AVIVAMENTO – despertamento, renovação, vigor e ânimo. 

AVIVAMENTO – O verbo hebraico hyh (avivar) tem o significado primário de “PRESERVAR” ou “MANTER VIVO”. Mas, também significa PURIFICAR, CORRIGIR e LIVRAR DO MAL. O verbo avivar, em suas várias formas, é usado mais de 250 vezes no A.T., dos quais 55 vezes estão num grau chamado PIEL. Neste sentido, o avivamento é sempre indicado como uma obra ativa e intensiva de Deus. Encontramos no N.T. grego um conjunto de palavras que expressam o conceito básico de avivamento. São elas: egeíro, anastáso, anázoe e anakaínooi. Outras palavras gregas comparam o avivamento ao REACENDER DE UMA CHAMA QUE SE APAGA AOS POUCOS, ou uma planta que lança novos brotos e “floresce novamente”. (Fonte Dicionário Bíblico.)
Em termos espirituais, o avivamento implica um derramamento de poder do Espírito Santo sobre o cristão obediente, a fim de que este se sinta alegre, forte, animado e capacitado a desempenhar bem sua função no Corpo de Cristo e a cumprir a missão que lhe foi designada na obra do Senhor. 
O Senhor desejar uma Igreja VIVA, trabalhando, fervorosa na ORAÇÃO, piedosa, para com os pobres e necessitados, igreja missionária a serviço da sociedade, cristãos anunciadores da Palavra de Deus. Igreja geradora de vida, paz e justiça, fermento no reino de Deus e luz no meio da sociedade/comunidade. Igreja aos pés da cruz, e de braços abertos ao pecador.

POR QUE PRECISAMOS DO AVIVAMENTO?

Um dos motivos é que nós precisamos crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo até alcançarmos a estatura de varão perfeito;
Outro motivo é porque passado algum tempo, no meio da caminhada cristã, após sermos bombardeados por tantas lutas, problemas e adversidades, podemos ficar cansados e abatidos;
E o fato de que Jesus breve virá. Precisamos buscar renovação espiritual, para quando a trombeta tocar subirmos com os salvos.
O Senhor está pronto para enviar um avivamento à Sua igreja ( eu e você), trazendo salvação, libertação, cura, milagres.
O maior avivamento de que temos noticia foi em atos capítulos 2 e 4 de no tempo da igreja primitiva, que permitiu que ela evangelizasse TODO o mundo antigo.
O resultado, foi comunhão, unidade e ousadia para anunciar o evangelho com graça, poder e muitos sinais no meio de Seu povo salvando e operando milagres.

O QUE IMPEDE O AVIVAMENTO?

1- O avivamento não pode acontecer se não houver desejo no coração do povo de Deus, despertamento espiritual requer vontade. Apenas desejar um avivamento não basta. È preciso caminhar em direção ao que se deseja, tendo atitudes concretas.
2- O avivamento real só pode acontecer na vida dos que se submetem a Jesus Cristo, obedecer é uma atitude concreta.
3- Não permitir um avivamento autentico, genuíno, produzido por Deus, e não um mero “BARULHO”; se o “mover” não for produzido pelo Espírito Santo e não vier acompanhado de quebrantamento, Santificação, temor de Deus, graça e alvos específicos, estabelecidos por Cristo o Cabeça da Igreja, não adianta fazer barulho.
4- O avivamento não acontecerá se não formos buscá-lo( buscar é uma ação em prol de um objetivo) constantemente. Como buscar o avivamento? atos 1.14 perseveram unânime em oração e suplicas, UNANIMIDADE, UNIDADE DA IGREJA; ORAÇÃO E SUPLICA; PERSEVERANÇA.
5- Não esta aberto às mudanças promovidas por Deus impede o avivamento, algo deve mudar, a começar pelo nosso interior, pela nossa maneira de pensar, sentir, desejar e agir.

Se desejarmos uma renovação espiritual e poder para mudar nossa vida e
impactar a de outros, devemos buscar a unidade de AMOR E DE PROPOSITO.

CONSEQUENCIAS DE UM AVIVAMENTO

1- O avivamento nos tira da mediocridade em que muitos de nós vivem, da estagnação a que estamos habituados.
2- Leva-nos a celebrar a Deus, nosso culto a Ele deixa de ser um ritual religioso
3- Faz com que Deus reaja favoralvemente à nossa busca por Ele. E buscar-me-ei e me achareis quando me buscardes de todo coração. E serei achado de vos, diz o Senhor. Jr. 29.13-14

Quando o AVIVAMENTO vier, Deus vai mudar o seu ser e ser e leva-loa desfrutar de coisas novas.
Quando Deus despertar Sua igreja nesses últimos tempos que precedem Sua volta, Ele vai “sacudir” muitos cristãos que estão acomodados tendo uma vida aquém do que deveriam. 
Ele vai levá-los a outro patamar de vida espiritual, levará a seu povo a superar barreiras impostas por tradições religiosas, legalismo, crises; vai promover a união do Corpo de Cristo e leva-lo a anunciar o evangelho como nunca, no poder, na graça, na autoridade do nome de Jesus e testificado pelo Espírito Santo.
Irmãos façamos como Habacuque, peçamos a Deus: “ AVIVA, ó Senhor, a Tua obra no meio dos anos.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              A paz do Senhor:                                              Pb Fúlvio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário